Nos últimos anos, o mundo foi literalmente inundado com aço produzido na China. Há muito disso, é muito barato e causa quedas maciças nos preços do material. Quem sofrerá as consequências desagradáveis da superprodução chinesa e há alguma maneira de mudar essa situação desfavorável?
Do ponto de vista da economia global, o aço é uma das matérias-primas mais importantes, amplamente utilizada em diversas indústrias, a partir da construção, passando pela tecnologia e fabricação de veículos, e terminando com as indústrias de mineração e ferrovias. Graças à sua alta durabilidade e plasticidade, é um material de construção significativo, estimulando o desenvolvimento de inúmeros ramos da indústria. A produção de aço é dominada pela China há anos. Os últimos 30 anos foram um período de constante desenvolvimento da economia chinesa, impulsionado principalmente pelas indústrias de construção e processamento. Como resultado, cerca de 70% da produção mundial de aço vem da Ásia, enquanto a China é capaz de exportar mais de 11 milhões de toneladas de aço por mês, o que equivale a 80% da produção anual total da União Europeia!
Para a China, isso significa uma enorme capacidade de produção excedente e muitas siderúrgicas que sofrem perdas. São sérios problemas que afetam a economia global.
Comentários recentes